Liverpoololympia.com

Just clear tips for every day

Lifehacks

Quais sao as principais caracteristicas do filo Porifera?

Quais são as principais características do filo Porifera?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Qual a simetria do filo Porifera?

Apresentam simetria radial ou não apresentam qualquer tipo de simetria. O corpo apresenta muitos poros, canais e câmaras onde circula a água.

Quais animais compõe o filo Porifera?

Poríferos (Filo Porifera) são invertebrados que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Como o nome do filo indica, eles apresentam um corpo repleto de poros, por onde a água entra no corpo do animal.

Como os filo Porifera se alimentam?

A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. As partículas absorvidas são capturadas pelos coanócitos, que digere parte das substâncias. A outra parte é digerida pelos amebócitos, sendo posteriormente distribuída a todas as células.

Qual a característica principal dos poríferos marque a alternativa correta?

Alternativa correta: letra “c” Os poríferos são esponjas, animais aquáticos que quase não se movimentam. Seu corpo é preenchido por inúmeros poros e se alimentam por meio da filtração.

Quais são as principais características dos poríferos e dos cnidários?

Esses animais possuem o corpo repleto de pequenos orifícios ou poros, característica que deu o nome ao grupo-poríferos: portadores (fero) de poros (porus). Cnidários: O filo Cnidaria (cnidários)possui representantes na água doce e no mar.

Qual é o tipo de simetria dos cnidários?

Esses animais exibem uma simetria radial, o que significa que partes semelhantes do seu corpo estão repetidas ao redor de um eixo central.

Quantos folhetos embrionários tem os poríferos?

Com exceção dos poríferos, sem folhetos, portanto não havendo diferenciação tecidual, e dos cnidários com dois folhetos germinativos (diblásticos ou diploblásticos), todos os demais grupos de animais apresentam três folhetos germinativos (triblásticos ou triploblásticos).

Quantas espécies de poríferos existem?

São conhecidas cerca de 5 mil espécies de poríferos, todos aquáticos. Eles são predominantemente marinhos (minoria em água doce), sendo encontrados desde o nível das praias até uma profundidade de 6 mil metros.

Porque os poríferos não são considerados animais verdadeiros?

Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas. São sésseis (não se movem) e podem viver sozinhos ou em colônias.

Qual o tipo de alimentação das esponjas?

As esponjas são animais filtradores que se alimentam de plâncton e de minúsculas partículas de matéria orgânica dissolvidas na água. A água penetra no corpo desses animais através de inúmeros poros, sendo esta a característica a que se refere o nome do grupo (do latim porus = poro e ferre = portador).

Porque as espécies do filo porifera não são consideradas como Metazoários típicos?

Embora pluricelulares, os poríferos têm uma estrutura corporal diferente dos demais metazoários. As suas células possuem um certo grau de independência e não se organizam em tecidos. A parede do corpo é constituída por 2 camadas celulares. A camada externa é formada por células achatadas (pinócitos).

Qual a principal característica que torna os organismos do Filo Porifera bem diferentes daqueles de outros filos animais?

2 – (UFPI) – Indique as características que tornam os organismos do filo Porifera bem diferentes daqueles de outros filos animais: a) Não podem se reproduzir. b) As formas adultas são sésseis. c) Não respondem a estímulos externos.

Quem são os poríferos quais são as características que tornam os organismos do Filo Porifera diferentes daqueles de outros filos animais?

01) Os espongiários (poríferos) são animais que não apresentam organização tissular (não têm tecidos); possuem vida aquática (predominantemente marinha) e que conseguem alimento a partir da filtração da água que entra no corpo e atinge a espongiocele (cavidade da esponja).

Quais são as principais características dos cnidários?

Os cnidários apresentam um tipo específico de célula em seus tentáculos, o cnidócito. Essas células lançam o nematocisto, uma espécie de cápsula que contém um filamento com espinhos e um líquido urticante. O nematocisto é responsável por injetar substâncias tóxicas que auxiliam na captura de presa e na defesa.

O que diferencia poríferos e cnidários?

Os poríferos em maioria são marinhos, atuando como filtradores que capturam alimentos. Além disso, é importante ressaltar que a diferença entre os dois é que os cnidários tem seu processo de digestão dentro da cavidade gastrovascular.

Porque a simetria radial é a ideal para os cnidários?

A simetria radial representa um tipo de adaptação para um determinado tipo de vida. Nos cnidários adultos, a simetria radial é pentarradial por apresentar cinco raios, uma característica evolutiva presente no filo Cnidaria: anêmonas, hidras e águas-vivas. Por outro lado, as larvas apresentam simetria bilateral.

O que são Cnidócitos qual a sua função?

Os cnidócitos são células especializadas que atuam na defesa do animal. São os cnidócitos os responsáveis pelas famosas “queimaduras” causadas por águas-vivas, quando estas tocam a pele de banhistas. Algumas espécies, no entanto, causam muito mais do que queimaduras.

Quais são os folhetos embrionários?

Assim como os cordados, os três tipos de folhetos embrionários: ectoderma, mesoderma e endoderma, surgem simultaneamente durante o processo de gastrulação (fase de gástrula), inicialmente formado por duas camadas de células: externamente o ectoderma e internamente o mesentoderma.

Quais são os 4 anexos embrionários?

Existem quatro tipos de anexos embrionários, presentes ou não nos diversos grupos do reino animal e importantes para os estudos em embriologia. Eles são divididos em âmnio, saco vitelínico, alantoide e cório.

Quais são as características dos Porifera?

Filo Porífera – Características, Tipos, Funções e Reprodução. O filo Porífera é provavelmente o grupo de animais mais antigo. Eles também são chamados de esponjas do mar. Estes são de longe os animais multicelulares mais simples. Mesmo sendo multicelulares, não possuem tecidos ou órgãos. Esponjas vivem em um habitat aquático.

Quais são os tipos de reprodução dos poríferos?

Os poríferos podem reproduzir-se de maneira assexuada ou sexuada. Abordaremos, a seguir, esses dois tipos de reprodução: As esponjas podem reproduzir-se de maneira assexuada por dois processos: o brotamento e a gemulação.

Quais são os animais poríferos?

Poríferos (Filo Porifera) são animais que vivem no ambiente aquático e que se destacam pela simplicidade de seu corpo, rico em poros. Esses animais, também chamados popularmente de esponjas, não possuem tecidos verdadeiros e, portanto, também não possuem órgãos e sistemas.

Quais são os processos fisiológicos dos poríferos?

Os poríferos não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas, e, portanto, alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples. A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células.

Related Posts